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FAQ

Para mais informações, visite a nossa secção de Perguntas Frequentes em inglês


1 – Como cancelar e solicitar o reembolso de um bilhete

  1. Visite a página de confirmação da sua reserva (pode encontrar a ligação na página de confirmação) ou na secção Bilhetes da sua conta Trainline Europe para ver as suas reservas. Selecione o bilhete que pretende cancelar e aceda a Cancelar.
  2. Selecione o segmento e/ou passageiros que pretende cancelar (conforme aplicável)
  3. Clique em Calcular reembolso.
  4. Se tem a certeza de que pretende cancelar o(s) bilhete(s), clique em Confirmar. Note que os cancelamentos são finais e irreversíveis.

O que acontece a seguir?

Bilhetes eletrónicos: o reembolso é processado de imediato. São necessários entre 3 e 21 dias úteis para que o seu reembolso seja creditado.

Bilhete para imprimir na estação (não impresso): o seu reembolso será processado de imediato. São necessários entre 3 e 14 dias para que o seu reembolso seja creditado.

Bilhete para imprimir na estação (já impresso): tem de enviar-nos os bilhetes originais pelo correio postal. Temos de receber os bilhetes, no máximo, 1 mês após o cancelamento. Passado este período, já não é possível reembolsar os bilhetes. 

Envie os bilhetes por correio registado com seguro. Não assumimos qualquer responsabilidade caso se percam ou sejam roubados.

Trainline Europe
20 rue Saint-Georges
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França

Posso cancelar o meu bilhete na estação ou pelo telefone?

Sim. Para receber um reembolso, é muito importante que cancele os bilhetes antes de o comboio partir. Depois de cancelar os bilhetes, tem de solicitar o reembolso por escrito, em inglês, através de: /support


2 – Os vossos bilhetes têm o mesmo preço que nas operadoras?

Sim! Os nossos preços para todos os bilhetes da SNCF, Deutsche Bahn, Eurostar, Thalys, Trenitalia, Thello, Italo, Renfe, iDTGV, OUIGO e OUIBUS são exatamente os mesmos que os preços oferecidos nos respetivos websites.

✔ Sem taxas de reserva
✔ Sem comissões de cartão de crédito
✔ Sem custos adicionais

Como é que a Trainline Europe faz dinheiro?

Simplesmente recebemos uma comissão por cada venda!

Bilhetes SBB, SNCB, NS, ÖBB, DSB e ČD

Infelizmente, para estas operadoras, nem sempre conseguimos cobrar o preço base oferecido nos respetivos websites. O sistema de reserva a que acedemos para estas transportadoras determina os preços dos nossos bilhetes. Em média, os nossos preços acrescem 2 € a 4 €.


3 – Quando é que os bilhetes ficam disponíveis para venda?

Pode ver abaixo o período de antecedência com que cada operadora liberta os seus bilhetes.

Operadora ferroviária Horizonte da reserva Destino
SNCF 3 meses de antecedência Comboios nacionais em França
Lyria 4 meses Comboios entre a França e a Suíça
Eurostar 6 meses Comboios entre a França e o Reino Unido
3 meses Comboios entre a França, Alemanha, Holanda e Bélgica
iDTGV 6 meses Comboios nacionais em França
Renfe-SNCF 119 dias Comboios entre França e Espanha
Renfe 90 dias para trens de alta velocidade, 60 dias para todos os outros trens Comboios nacionais em Espanha
Thello 4 meses mais 1 dia Comboios entre França e Itália
Deutsche Bahn 6 meses Comboios nacionais na Alemanha
Trenitalia 3 a 4 meses Comboios nacionais na Itália
Italo 3 a 6 meses Comboios nacionais na Itália
OUIGO 6 meses Comboios nacionais em França
ÖBB 6 meses Comboios nacionais na Áustria
NS O ano inteiro Comboios nacionais na Holanda
SNCB O ano inteiro Comboios nacionais na Bélgica
OUIBUS 2 a 4 meses Autocarros europeus

4 – Pode efetuar a pré-reserva dos meus bilhetes e pagar mais tarde?

Este artigo destina-se a titulares de contas Trainline. Pode criar uma conta aqui: /signup

Sim, pode pré-reservar os seus bilhetes:

Os bilhetes pré-reservados ficam no seu carrinho de compras até à data de validade indicada. Importante: a data e hora de validade para o bilhete é apresentada na Hora da Europa Central (CET).

Pode pré-reservar bilhetes para estas operadoras:

SNCF (França), Lyria  (França ↔ Suíça), Eurostar  (França ↔ Reino Unido), Trenitalia e Italo (Itália) e Thalys (França ↔ Bélgica ↔ Holanda ↔ Alemanha).


5 – Bagagem permitida para comboios europeus

O tipo de comboio utilizado determina o tipo de comodidades que pode esperar a bordo. Note que todos os comboios europeus são estritamente para não fumadores e todos incluem casas de banho a bordo.

Trens SNCF, Lyria e Renfe

Comboios Eurostar

Os titulares de bilhetes Business Premier recebem uma refeição quente no seu lugar, podem contar com uma tomada de eletricidade, acesso ao Lounge e desfrutam de embarque prioritário.

Requisitos de bagagem:

Comboios Thalys

Tomadas de eletricidade e WiFi fornecido. Existe um bistro-café a bordo que serve refeições, snacks e bebidas. Serviço de refeição servida no lugar na 1.ª classe.

Requisitos de bagagem:

Comboios iDTGV

Os requisitos de bagagem iDTGV podem ser encontrados nesta página (em inglês): http://www.idtgv.com/en/frequently-asked-questions#question-752

Bagagem adicional: 35 € por peça de bagagem – limite de 2 peças de bagagem adicionais por pessoa.

Comboios OUIGO

A bagagem adicional pode ser adquirida durante a reserva por 5 € e a bagagem adicional (não paga) tem um custo de 20 € a bordo por cada peça.

OUIBUS

Deutsche Bahn

Os comboios da Deutsche Bahn não possuem restrições de bagagem. Para o conforto dos restantes passageiros, limite-se a duas peças de bagagem por pessoa.

Autocarros IC

Thello

Requisitos de bagagem:

Italo e Trenitalia

Estes comboios não possuem requisitos de bagagem específicos.


6 – Diferença entre primeira e segunda classe

Lugares de primeira classe em comboios europeus

Em primeira classe, os assentos são maiores, tem mais espaço e, muitas vezes, o ambiente é mais tranquilo. Dependendo da hora do dia, podem existir menos famílias e crianças em primeira classe.

Serviço de refeições

Existe um serviço de refeições fornecidos pelas operadoras de alta qualidade como a Eurostar, a Thalys e a Lyria. As refeições quentes e frias são servidas diretamente no seu lugar e estão incluídas no preço do bilhete. A maior parte dos comboios na Alemanha, Suíça, Espanha, Holanda, Bélgica e França não oferece um serviço de refeições no lugar.

Lounges de primeira classe

Se possui bilhetes de primeira classe, terá acesso aos Lounges de primeira classe (se disponível na sua estação de partida) que podem oferecer comidas e bebidas grátis.

Embarque prioritário no Eurostar

Na qualidade de titular de um bilhete Eurostar Business Premier, só tem de efetuar o check-in dez minutos antes da partida.

Lugares de segunda classe em comboios europeus

Os lugares de segunda classe são perfeitamente adequados em todos os comboios europeus. Receberá um lugar confortável, com muito espaço para as pernas. A maioria das carruagens de segunda classe também é bastante tranquila pelo que não deve esperar uma viagem barulhenta ou caótica. Além disso, as carruagens também são bastante limpas.


7 – Lista de verificação do comboio e da estação

O que é bom em viajar de comboio na Europa é que é incrivelmente simples!

Siga a lista de verificação abaixo e estará totalmente preparado para a sua viagem:


8 – Métodos de pagamento aceites

A Trainline Europe aceita, de momento, os seguintes métodos de pagamento:

✔ Visa
✔ MasterCard
✔ American Express
✔ PayPal
✔ Apple Pay (apenas na aplicação para iOS)


9 – Imprimir em formato de papel A4

O tamanho A4 europeu é o tamanho obrigatório. A maioria das operadoras especifica as condições nas quais deve ser utilizado papel do formato A4; contudo, devido à diferença mínima entre os dois tamanhos, não há problema se usar papel do formato Letter.


10 – Como imprimir um bilhete Eurostar

  1. Numa estação Eurostar, aceda à zona de check-in Eurostar para encontrar um terminal self-service.
  2. Introduza a sua referência de reserva de seis carateres (por exemplo, REFDAE) que lhe foi enviada por e-mail pela Trainline.
  3. Siga as instruções apresentadas no ecrã e, após alguns momentos, receberá os seus bilhetes impressos.

Informação importante

➛ Tem de imprimir os seus bilhetes, no mínimo, 45 minutos antes da partida. Desta forma, tem tempo suficiente para efetuar o check-in e resolver quaisquer problemas que possam surgir.

➛ Só poderá imprimir os seus bilhetes uma vez. Tenha cuidado para não perdê-los!


11 – Como imprimir um bilhete SNCF 

Se está a comprar bilhetes para imprimir na estação para uma partida fora de França, note que os bilhetes só podem ser impressos numa estação francesa. Por isso, não os compre se não puder aceder a uma estação francesa!

As seguintes instruções para imprimir na estação são válidas para bilhetes do SNCF, Thalys, Eurostar e Lyria.

Como imprimir um bilhete

Para imprimir os seus bilhetes, utilize as máquinas self-service em qualquer estação SNCF. Na máquina:

  1. Escolha “Collect all bookings” (Recolher todas as reservas).
  2. Selecione “Booking reference” (Referência da reserva).
  3. Introduza a sua referência de reserva de seis carateres (por exemplo, SRTPRE).
  4. Em seguida, pode inserir o nome da sua reserva (por exemplo, TOTH).
  5. Pode então selecionar todos os bilhetes que pretende imprimir. Se tiver vários bilhetes, pode imprimi-los todos em simultâneo mesmo que sejam para um comboio com partida dentro de alguns dias ou semanas. Não existe limite de data para imprimir os bilhetes.

Validar o bilhete

Valide os seus bilhetes depois de serem impressos. Existem terminais de validação de bilhetes; são pequenas máquinas amarelas. Só pode validar os seus bilhetes no dia da partida e não antes.

Posso imprimir os meus bilhetes duas vezes?

Não, infelizmente não. Só podem ser impressos uma vez.


12 – Comboios atrasados e greves: como receber compensação

Bilhetes do SNCF, Lyria e DB-SNCF

Pode solicitar uma compensação por atraso (em francês) na seguinte página: http://www.sncf.com/en/commitments/garantie-voyage

Se já tiver recebido um vale de compensação, pode utilizá-lo com a Trainline. Envie-nos este formulário por correio e creditaremos o vale na sua conta.

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Bilhetes Eurostar

Se tiver direito a receber uma compensação, contacte a Eurostar (em inglês) neste website: http://www.eurostar.com/uk-en/travel-information/service-information/disruption-compensation/useful-numbers-and-more

Bilhetes Thalys

Pode preencher o formulário de compensação da Thalys aqui: https://www.thalys.com/nl/en/help?form=reclamation#contacts

Bilhetes Deutsche Bahn

Pode preencher um formulário de direitos do Passageiro caso o seu comboio tenha sofrido um atraso ou tenha sido cancelado: https://www.bahn.com/en/view/booking-information/passenger-rights/passengers-rights-claim-form.shtml

Bilhetes iDTGV

Para qualquer atraso superior a 60 minutos, a iDTGV oferece compensação aos passageiros apenas na forma de vales. O vale de compensação ser-lhe-á enviado por e-mail após a sua viagem.

Bilhetes Trenitalia

Pode solicitar compensação após 24 horas da sua viagem da data da mesma até um prazo de 12 meses utilizando este formulário: http://reclami-e-suggerimenti.trenitalia.com/rimborsi/en/Anagrafica.aspx

Se viajou num comboio regional Trenitalia, tem de preencher este formulário online e enviá-lo para a Administração regional/provincial: http://www.trenitalia.com/cms-file/allegati/trenitalia2014_en/Request_refund_compensation_delay_%2020_5_16.pdf

Bilhetes Italo

Consulte o seguinte website para receber compensação: http://www.italotreno.it/en/support-contacts

Bilhetes Thello

Preencha o formulário de compensação da Thello: https://www.thello.com/contact/Reclamation/index.html?iLangID=3

Bilhetes internacionais NS e NS

Comboios nacionais: visite o seguinte website para apresentar o seu pedido de compensação: http://www.ns.nl/en/customer-service/refunds/refunds-for-delays-on-a-domestic-route.html

Comboios internacionais: visite o website da NS International para apresentar um pedido de compensação: https://www.nsinternational.nl/en/after-the-journey/compensation-for-delays

Bilhetes Renfe

Para receber um reembolso ou compensação, preencha o formulário no website dedicado da Renfe: http://www.renfe.com/EN/empresa/atencion_cliente/index.html

Também pode enviar uma mensagem de e-mail diretamente para o departamento de compensação e atrasos da Renfe utilizando o seguinte endereço de e-mail: posventaviajeros@renfe.es.


13 – Por que motivo falou a procura de bilhetes?


14 – Que navegadores (browsers) sã compatíveis com a Trainline?

A Trainline é compatível com os seguintes navegadores e versões: Google Chrome, Firefox 37 ou posterior, Safari 9 ou posterior e Internet Explorer 11 ou posterior. Se encontrar problemas com as suas reservas ou se a interface não carregar corretamente, recomendamos que atualize o seu navegador.


15 – O montante na mensagem SMS de confirmação de pagamento era diferente do montante para pagamento no website

Se isto aconteceu, provavelmente, pagou uma reserva mista: um bilhete SNCF + um bilhete iDTGV.

Ao efetuar o pagamento de uma reserva mista, são criados dois pagamentos distintos. É muito provável que apenas o pagamento do bilhete de comboio SNCF tenha sido verificado pelo 3D Secure. Assim, só foi apresentado o montante para este bilhete na sua confirmação por SMS, uma vez que apenas esse pagamento foi verificado.


16 – O pagamento não funciona

Se não recebeu uma mensagem de confirmação nem uma mensagem de erro, não tente efetuar outro pagamento. Consulte a sua caixa de correio eletrónico para ver se a reserva foi efetuada com êxito. Pode contactar-nos (em inglês) em caso de dúvidas: /support

Bilhete iDTGV

Infelizmente, a iDTGV possui condições de pagamento estritas e só aceita cartões de crédito específicos para o pagamento. Muitas vezes, a maioria dos cartões emitidos fora da União Europeia não são aceites.

Podemos recomendar duas soluções:

  1. Contacte a iDTGV. Poderá conseguir desbloquear o seu cartão. Telefone: +33 980 982 982. Horário de funcionamento das 09:00 às 18:00 (Hora da Europa Central). E-mail: idtgv.com/en/idtgv/contact-idtgv
  2. Alternativamente, reserve um bilhete SNCF. Processamos todos os pagamentos para comboios SNCF, pelo que não terá quaisquer problemas com o pagamento.

Bilhetes SNCF, Thalys, Eurostar, Renfe-SNCF, Lyria, SNCB, NS, SBB ou CFL

Pode ter introduzido uma data de validade, código de segurança incorretos ou não ter fundos suficientes na sua conta. O seu banco também pode estar a bloquear a sua transação. Muitos bancos impedem os pagamentos internacionais (somos uma empresa francesa, sediada em Paris) como medida anti-fraude. Contacte o seu banco e informe da tentativa de pagamento.

Bilhete Deutsche Bahn

Se o seu pagamento falhar, preste atenção aos conselhos fornecidos na mensagem de erro. Também pode receber uma autorização de pagamento na sua conta bancária. Esta transação pode parecer um pagamento, mas no entanto, é apenas uma autorização e o seu cartão de pagamento ou conta PayPal ainda não registou qualquer débito.

Bilhete OUIGO

A OUIGO possui condições de pagamento muito estritas e só aceita cartões de crédito que tenham sido emitidos nos seguintes países aprovados.

Países aprovados:

Andorra, Áustria, Bélgica, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Guiana Francesa, Polinésia Francesa, Territórios Franceses do Sul, Alemanha, Grécia, Guadalupe, Hungria, Irlanda, Itália, Kosovo, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Martinica, Maiote, Mónaco, Holanda, Nova Caledónia, Polónia, Portugal, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, São Pedro e Miquelão, Suécia, Suíça, Estados Unidos da América e Reino Unido.

Reservas da Trenitalia, Thello ou Italo

Se recebeu este erro de pagamento, significa que não conseguimos verificar ou proteger o seu cartão. Por vezes acontece devido a uma grande variedade de fatores. Contacte-nos em inglês na seguinte página para nos informar de que não conseguiu pagar: www.trainline.com.pt/support

Reserva OUIBUS

Infelizmente, existem alguns requisitos complicados para os pagamentos OUIBUS e os pagamentos podem falhar devido a uma grande variedade de fatores. Se o seu pagamento falhar, preste atenção aos conselhos fornecidos na mensagem de erro. Deste modo, deve conseguir corrigir o problema.


17 – Bilhete cancelado e não foi emitido um reembolso

Os reembolsos são creditados na sua conta bancária num prazo de alguns dias após o cancelamento. Se imprimiu o seu bilhete num terminal na estação, tem de enviá-lo por correio postal. Precisamos do bilhete original para podermos emitir o reembolso. Sem o bilhete original, não podemos emitir um reembolso.

Aviso: tem 30 dias (após o cancelamento do bilhete) para enviá-lo para a morada abaixo. Receberá uma mensagem de e-mail logo que recebamos o bilhete e será reembolsado em seguida.

Trainline 
Guichet 
20 rue Saint-Georges 
75009 Paris
França

Os reembolsos são sempre efetuados através de crédito no cartão ou na conta PayPal utilizada para o pagamento. Certifique-se de que verifica atentamente o seu extrato bancário.


18 – O bilhete encontra-se em preparação

Isto significa que pode demorar entre alguns minutos a várias horas para receber os seus bilhetes. O motivo do atraso é porque temos de processar manualmente algumas transações, especialmente se o cartão de crédito tiver sido emitido fora da UE.

Se após 24 horas não tiver recebido os seus bilhetes, contacte-nos para podermos apurar o que correu mal: /support


19 – Adicionar viagens ao seu calendário

Pode subscrever um calendário da Trainline para que todas as suas viagens sejam apresentadas na sua aplicação de calendário habitual. Basta adicionar o URL do seu calendário Trainline à sua aplicação de calendário.

Visite a secção Preferências da sua conta e aceda a Calendários e Apple Wallet. Em seguida, selecione a opção para agrupar todas asua viagens num único calendário. Copie o URL que aparece no campo abaixo e adicione-o à sua aplicação de calendário.


20 – Editar a informação de um passageiro

  1. Na página de pesquisa de bilhetes, clique nos nomes dos passageiros. Em seguida, selecione o passageiro que pretende editar.
  2. Pode editar ou adicionar as informações do passageiro.

21 – Como posso contactar a Trainline? Existe uma linha de atendimento?

Pode contactar a Trainline preenchendo o nosso formulário de contacto na seguinte página: /support

Se possível, escreva-nos em inglês. Todas as nossas respostas serão em inglês. Se não conseguir escrever-nos em inglês, não há problema: traduziremos a sua pergunta.

→ Note que não podemos fornecer conselhos de viagens.

Números de telefone importantes:
Todos os horários são apresentados na Hora da Europa Central (CET).

SNCF/Lyria
Na França: 36 35 (Seg. – Sex., 07:00 – 22:00)
Internacional: +33 8 92 35 35 35 (Seg. – Sex., 07:00 – 22:00)

Eurostar
No Reino Unido: 08432 186 186 (Seg. – Sex., 06:00, – 19:00
Sáb. e Dom., 09:00 -17:00)
Internacional: +44 1233 617 575 (mesmo horário)

Thalys
Todos os países: +33 8 25 84 25 97 (Seg. – Sex., 08:30 – 18:00)

Deutsche Bahn
Todos os países: +49 180 6 10 11 11 (24 horas por dia/7 dias por semana)

iDTGV
+33 2 54 54 67 00  (Seg. – Dom., 09:00 – 18:00)

Italo
+39 06 07 08 (Seg.- Dom., 06:00 – 23:00)

Trenitalia
+39 06 68 47 54 75 (24 horas por dia/7 dias por semana)

OUIBUS
Em França: 0892 68 00 68 (Seg. – Sáb., 08:30 – 20:00)
Na Bélgica: 070 300 042
Na Holanda: 0900 0401 625
No Reino Unido: 0844 369 0 379
Na Itália: 848 350 026


22 – Como reservar e imprimir bilhetes

A recuperação dos seus bilhetes depende do tipo de bilhete adquirido e da operadora. Confie nas instruções que incluímos nos nossos e-mails de conformação. Fornecem os passos necessários para receber o seu bilhete.

Bilhetes SNCF e Lyria

Bilhetes Eurostar

Bilhetes Thalys

Bilhetes Deutsche Bahn

Bilhetes Trenitalia e Thello

Bilhetes Italo

Bilhetes Renfe e Renfe-SNCF

Bilhete iDTGV

OUIBUS

Não tem de imprimir quaisquer bilhetes. Tem de apresentar um documento de identificação (passaporte, carta de condução) para embarcar no autocarro.

Bilhetes OUIGO


23 – Como trocar o seu bilhete

Tenho uma conta Trainline

  1. Visite a secção Bilhetes da sua conta Trainline Europe para ver as suas reservas. Selecione o bilhete que pretende trocar e aceda a Trocar.
  2. Em seguida, pode selecionar um novo bilhete e trocar a sua reserva existente.
  3. Dependendo das condições da tarifa e do preço do seu novo bilhete, poderá ter de pagar uma taxa adicional ou ser emitido um reembolso.
  4. Enviaremos o seu novo bilhete por e-mail logo que a troca seja confirmada.

Não tenho uma conta Trainline

Verifique as condições da tarifa para o seu bilhete. Pode encontrá-las na mensagem de e-mail de confirmação. Se as condições da tarifa forem idênticas para reembolsos e trocas, basta cancelar o seu bilhete e reservar um novo. Pode cancelar o seu bilhete diretamente na página de confirmação da sua reserva (a ligação encontra-se no e-mail de confirmação).

Se as condições de reembolso e troca não forem idênticas, tem de criar uma conta Trainline Europe. Siga estes passos:

  1. Visite a página de confirmação da sua reserva (a ligação encontra-se no e-mail de confirmação) e crie uma conta Trainline Europe.
  2. Depois de criar uma conta, adicione todos os passageiros incluídos na reserva.
  3. Visite a secção Bilhetes, aceda ao bilhete e selecione Trocar. Pode então trocar o seu bilhete.

Bilhetes Trenitalia

Pode trocar os seus bilhetes de comboio Trenitalia na seguinte página (em inglês): http://www.trenitalia.com/cms/v/index.jsp?vgnextoid=8111aae8de63c410VgnVCM1000008916f90aRCRD

Bilhetes Italo

Pode trocar o seu bilhete de comboio Italo na seguinte página (em inglês) na secção Manage Journey (Gerir viagem) http://www.italotreno.it/en/the-train/tariffe