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Política de privacidade

Encaramos a questão dos dados pessoais muito seriamente, tal como deve ser. Vamos ser claros desde o início: o nosso negócio é vender bilhetes de comboio, não vender informações pessoais à socapa; por isso, não venderemos os seus dados a comerciantes sem escrúpulos. Criámos esta página para lhe oferecermos algumas informações essenciais (e algumas não tão essenciais) relacionadas com a legislação relevante para saber com o que pode contar. Se estiver disposto a ler um pouco mais, as linhas abaixo explicam como recolhemos as informações quando utiliza os nossos serviços. Esta página empolgante também especifica por que motivo utilizamos e transferimos os seus dados como parte do nosso trabalho.

ALEGORIA

Quando vai à padaria comprar uma boa baguete (mal cozida, de preferência) é pouco provável que lhe peçam para declarar a sua identidade, idade ou endereço de e-mail. A transação decorre num total anonimato. Se pagar em numerário, nem tem de deixar um rasto de dados bancários atrás de si. Mesmo que os empregados da padaria o conheçam pelo nome, é bastante improvável que o departamento de marketing da empresa tente lucrar com isso. Assim, nas pequenas transações diárias, os seus dados pessoais raramente são revelados.

Na Internet, tudo fica mais complicado. Quando efetua uma compra online, o comerciante poderá pedir que transmita toda uma panóplia de dados pessoais, dados esses que podem ser recolhidos, utilizados, transferidos, corrigidos, indevidamente apresentados, roubados, etc. Por isso, é importante que saiba o que o espera ao efetuar uma compra. É precisamente por esse motivo que publicamos a nossa política quanto aos dados pessoais para que saiba o que fazemos com os seus dados quando chegar a um dos nossos canais de reservas.

INTRODUÇÃO

1. Definições

Vamos começar por definir alguns termos úteis.

  • Quando nos referimos a “nós” ou “Trainline”, estamos a referir-nos à empresa CAPITAINE TRAIN SAS, que está sujeita à lei francesa.
  • Quando nos referimos a “o nosso serviço”, não estamos a falar de ténis, mas sim do serviço de reserva de bilhetes criados pela empresa CAPITAINE TRAIN SAS, ou seja, nós.
  • Quando nos referimos a “si” ou “o utilizador”, estamos a referir-nos a indivíduos ou profissionais privados que escolheram utilizar o nosso serviço, ou seja, você.
  • Quando nos referimos a “aplicação iOS” ou “aplicação Android”, estamos a referir-nos à nossa aplicação para iPhone e iPad na primeira ocorrência e à nossa aplicação para Android na segunda, duas aplicações que pode transferir gratuitamente dos serviços dos nossos amigos da Apple e da Google.

“Pensar no assunto significa não.” — Alain, filósofo

“Consentir significa sim.” — Julie, advogada.

Quando o utilizador aterra no nosso website, não podemos tocar à sua campainha para que assinar um papel que confirme que concorda com a nossa política de privacidade. Assim, temos de o fazer de outra forma. Consideramos que se utiliza o nosso serviço, então compreende e aceita que os seus dados pessoais sejam recolhidos, utilizados, armazenados e transferidos para terceiros, tal como explicamos abaixo. Por outras palavras, se joga o jogo, então aceita as regras.

Em termos gerais, utilizamos os seus dados para lhe oferecermos o serviço que solicitou, cumprirmos as nossas obrigações legais, respondermos a uma necessidade legítima ou com o seu consentimento.

Em determinados casos, quando parecer necessário, pediremos explicitamente para nos conceder o seu consentimento para a utilização dos seus dados; poderá identificar este caso rapidamente porque, provavelmente, terá uma caixa para assinalar. Isto acontece, por exemplo, no momento em que efetua o registo no nosso website, uma vez que perguntamos se pretende receber os nossos e-mails promocionais para podermos utilizar o seu endereço de e-mail para lhe enviarmos as novidades.

3. Alterações

Uma dia, ou talvez uma noite, a Trainline pode mudar a sua política de privacidade. Se estiver planeada uma alteração importante a esta página, colocaremos uma faixa bem visível no nosso website ou enviamos uma mensagem de e-mail de alerta.

4. Direito de inspeção

O utilizador pode consultar, corrigir ou solicitar a eliminação dos seus dados pessoais enviando-nos uma mensagem de e-mail para o seguinte endereço: pbagnpg@genvayvar.rh.

5. Encerramento da conta

Se criou uma conta no nosso website ou nas nossas aplicações e pretende fechá-la, escreva-nos utilizando o nosso formulário de contacto. Depois de recebermos o seu pedido, desativaremos a sua conta e, em simultâneo, inutilizaremos os seus dados. Depois de arquivadas, as contas antigas são armazenadas nos nossos servidores durante algum tempo, caso precisemos delas como provas, por exemplo, em caso de fraude, pagamentos em dívida, litígios legais, investigações criminais ou qualquer outro recursos permitido por lei.

6. Questões e contacto

Em caso de dúvidas acerca do conteúdo desta página, teremos todo o prazer em responder. Envie-nos um e-mail para pbagnpg@genvayvar.rh ou uma carta para a seguinte morada:

Trainline 20 rue Saint-Georges 75009 Paris FRANCE

RECOLHA DE DADOS PESSOAIS

Os seus dados pessoais podem ser encontrados nos nossos servidores pelos seguintes motivos:

1. O utilizador forneceu-nos diretamente os dados

Os dados não surgem do ar: são fornecidos por si. Ao comprar um bilhete no nosso website ou nas nossas aplicações, quando escreve para o nosso departamento de apoio ao cliente, quando publica um comentário no nosso blogue ou quando comunica connosco, fornece-nos sempre dados pessoais. Estas informações podem conter, por exemplo, o seu nome, data de nascimento, sexo, cartões de desconto ou de fidelização, endereço de e-mail, número de telefone, detalhes bancários ou até histórico de compras. Este também é o caso para todas as informações que nos fornece sobre os passageiros para quem reserva bilhetes. Já agora, pressupomos que informou os seus passageiros e obteve o seu consentimento a partir do momento em que lhe transmitiram os seus dados pessoais.

2. O utilizador transmite-nos os dados passivamente

Sem que nos forneça informações diretamente através de formulários, também recolhemos e processamos informações sobre como utiliza os nossos serviços. Utilizamos a expressão “recolha passiva” para designarmos os dados colocados num registo, como uma secção administrativa, para reconstruirmos a sequência das suas visitas. Isto significa basicamente todos os vestígios que deixa de cada vez que realiza ações no nosso website. Este registo pode conter, por exemplo, o seu endereço IP, a data do seu último início de sessão, o navegador utilizado, compras de bilhetes e operações pós-venda realizadas nos seus bilhetes.

3. Cookies e tecnologias de monitorização

Quando utiliza o nosso website, implementamos pequenos ficheiros no seu equipamento, chamados cookies. Estes cookies podem ter sido criados por nós ou por prestadores de serviços externos quando utilizamos as suas ferramentas, como a Google ou a Microsoft. Quer sejam nossos ou pertençam a terceiros, os cookies são utilizados para avaliar a forma como utiliza o nosso website e as nossas aplicações, para gerar estatísticas e melhorar a nossa interface. Terceiros como a Google e a Microsoft também poderão utilizar cookies para oferecerem publicidade personalizada quando utiliza os respetivos motores de busca. Para saber mais sobre a nossa utilização de cookies, visite a nossa página dedicada.

UTILIZAÇÃO DE DADOS PESSOAIS

Utilizamos e transmitimos dados pessoais nos seguintes casos:

1. Quando reserva e paga bilhetes

Não possuímos os nossos próprios comboios. Por isso, temos de celebrar acordos comerciais com as empresas que possuem os comboios para que possamos oferecer os bilhetes no nosso website e nas nossas aplicações. Consequentemente, a maioria da informação que solicitamos aos utilizadores é, na verdade, informação exigida pelas empresas com as quais trabalhamos. Não podemos vender bilhetes sem os seus dados pessoais nem sem a ajuda dos nossos parceiros prestadores de serviços e empresas de transporte, porque não possuímos os nossos próprios comboios, nem o nosso próprio banco nem a nossa plataforma de pagamento e não esperamos abrir sucursais destas atividades tão cedo.

Uma vez que os dados pessoais dos viajantes são muito importantes para as empresas de transporte, o utilizador deve fornecer informações exatas sobre si e os seus passageiros. Por exemplo, o revisor tem o direito de solicitar um documento de identificação para confirmar que a data de nascimento facultada no momento da compra está correta.

2. Para promovermos os nossos serviços e enviarmos newsletters

Por exemplo, se nos facultar o seu endereço de e-mail ao criar uma conta no nosso website e assinalar a caixa que permite receber os nossos e-mails promocionais, é possível que utilizemos o seu endereço para lhe enviarmos um lembrete alguns dias mais tarde das vantagens do nosso serviço. Pode optar por não receber os nossos e-mails novamente utilizando a ligação de cancelamento da subscrição na parte inferior destes e-mails.

3. Para lhe oferecer serviços de acordo com as suas necessidades

Como todas as empresas, para mantermos o nosso serviço a funcionar, temos de promovê-lo com publicidade online ou offline, bem como com e-mails promocionais para quem optou por recebê-los. E, para nos certificarmos de que não exageramos, analisamos os seus hábitos com a ajuda de prestadores de serviços para que possamos propor ofertas em função dos seus interesses. Por exemplo, não lhe vamos falar de comboios espanhóis se estiver sempre a viajar para a Alemanha.

4. Para cobrarmos os seus pagamentos

Quando compra um bilhete através dos nossos serviços, dá-nos acesso aos seus dados bancários. Podemos então enviar-lhe e-mails transacionais, recibos de pagamentos, autorizações para débito direto e alertas em caso de problemas com o seu banco. Utilizamos um fornecedor de serviços para efetuarmos pagamentos seguros. Este fornecedor de serviços tem, por conseguinte, acesso à sua informação de faturação, mas não aos detalhes da sua viagem nem a informações sobre os seus passageiros, bilhetes ou histórico de compras. Para nos certificarmos de que os seus pagamentos não se perdem, só trabalhamos com fornecedores de serviços nos quais confiamos como fiáveis.

5. Para melhorarmos o nosso serviço

Isto significa que recolhemos informações sobre como utiliza os nossos serviços através de cookies e que partilhamos estas informações com ferramentas de análise de terceiros, como o Google Analytics.

6. Para compras efetuadas sem uma conta ou sem iniciar a sessão

Durante alguns meses, não é necessário efetuar o registo no nosso website para poder comprar um bilhete. Se não tiver registado uma conta connosco ou se utilizar o nosso website sem iniciar a sessão numa conta, então quaisquer compras efetuadas fora da sua conta não aparecem no seu histórico da conta. Cada compra efetuada fora da sua conta é considerada como um compra independente e registamo-la como tal de cada vez para que possamos encontrar um vestígio da sua encomenda se precisar de ajuda. Os dados pessoais fornecidos ao efetuar uma compra sem uma conta serão processados da mesma forma que em todas as demais transações.

7. Para resolvermos os seus problemas

O nosso departamento de apoio ao cliente poderá comunicar com o utilizador acerca da sua conta, bilhetes ou pagamento, para que o possa ajudar. Aconteça o que acontecer, só nos intrometemos na sua conta quando nos pedir.

8. Para estatísticas internas ou inquéritos

Isto significa que podemos utilizar os seus dados pessoais para gerarmos estatísticas sobre os nossos utilizadores ou pedir-lhe que participe nos nossos próprios inquéritos.

9. Para combater a fraude

Podemos utilizar parte dos seus dados para nos protegermos de criminosos.

PARTILHA DE DADOS COM TERCEIROS

Só podemos partilhar os seus dados pessoas com as entidades indicadas abaixo:

1. Empresas de transporte

Em geral, não controlamos a forma como as empresas de transporte utilizam os seus dados. Mas estas são as utilizações mais comuns para sua informação. Para saber mais, sugerimos que consulte as suas políticas de privacidade para ver como os seus dados são utilizados.

A. Para reservas e vendas de bilhetes

Partilhamos determinados elementos das suas informações com empresas de transporte porque precisam dessas informações para a emissão dos bilhetes ou para permitirem que inicie uma ação num bilhete. Por exemplo, ao comprar um bilhete eletrónico (e-ticket) para o Eurostar utilizando o nosso serviço, temos de transmitir determinadas informações à Eurostar, tais como o seu nome, apelido e data de nascimento sem as quais a venda seria impossível. Em qualquer caso, só transmitimos aquilo que a empresa de transporte solicitar e nada mais.

B. Para comboios cancelados e outros problemas

Podemos transmitir o seu endereço de e-mail ou o seu número de telefone a determinadas empresas de transporte para que o possam contactar em caso de necessidade. Por exemplo, se o seu comboio Eurostar for cancelado, a Eurostar pode pretender avisá-lo por e-mail e sugerir uma alternativa.

C. Para pagar determinados bilhetes eletrónicos e enviá-los por e-mail

Determinadas empresas de transporte possuem os seus próprios sistemas de pagamento e de distribuição de bilhetes eletrónicos; por outras palavras, cuidam elas próprias da transação com o seu banco antes de lhe enviarem o bilhete eletrónico por e-mail. Para que o possam fazer, fornecemos determinados elementos da sua informação, como é o caso do iDTGV, por exemplo.

D. Para os esquemas de fidelização das empresas de transporte

Temos em consideração os cartões de desconto e de fidelização emitidos pela maioria das empresas de transporte. Consequentemente, se efetuar o registo dos seus cartões de desconto e de fidelização connosco, serão considerados quando procurarmos os seus bilhetes para lhe oferecermos as melhores tarifas e vantagens. Quando compra um bilhete com desconto ou com um cartão de fidelização, enviamos o número do seu cartão à empresa de transporte para que o utilizador possa beneficiar da redução ou obter pontos de fidelização. Em troca, as empresas de transporte podem utilizar estes dados para lhe enviarem mensagens de e-mail como parte dos seus programas de fidelização. Por exemplo, pode receber e-mails enviados pela transportadora a informar que pode beneficiar de um desconto na sua próxima viagem de comboio.

2. Os nossos fornecedores de serviços

Uma vez que fazemos parte do grupo Trainline, utilizamos a Trainline para fornecermos uma grande variedade de serviços. Também utilizamos fornecedores de serviços para a realização (sempre sob as nossas instruções e exclusivamente em nosso nome) de algumas das atividades mencionadas acima. Por exemplo, utilizamos um fornecedor de serviços para a gestão segura dos seus pagamentos e enviamos-lhe os seus detalhes de pagamento quando chega à etapa de pagamento.

3. Autoridades

Podemos ser legalmente obrigados a enviar determinados dados à polícia ou às autoridades alfandegárias ou mesmo a agências do governo ou administrativas. Poderá ser, por exemplo, em caso de deteção ou prevenção de fraude.

4. Agência de viagens da sua empresa

Se utilizar a Trainline para Empresas, o nosso serviço de compra de bilhetes para empresas, podemos enviar detalhes das suas viagens profissionais para a sua empresa ou agência de viagens nomeada pela sua empresa para gerir a sua viagem de negócios. Se também utilizar a Trainline para as suas viagens pessoais, através de uma conta individual, os detalhes das suas viagens pessoais não serão fornecidos ao seu empregador.

5. Possível comprador

Podemos transferir as suas informações como parte de uma aquisição, fusão ou reorganização do grupo Trainline. Neste tipo de caso, a confidencialidade dos seus dados e os seus direitos relativamente aos seus dados serão sempre respeitados.

6. Redes sociais

Ao criar uma conta no nosso website, pode efetuar o registo utilizando a sua conta do Facebook ou Google. Estas funcionalidades baseiam-se nos cookies, que podem, no processo, recolher informações sobre o utilizador, tal como o endereço IP ou as páginas que visita. Uma vez que não podemos controlar as ações do Facebook ou da Google, não podemos responder por informações que nos forneça por intermédio destas redes sociais. As suas interações com as funcionalidades oferecidas pelo Facebook e pela Google estão sujeitas às políticas de privacidades dessas empresas.

7. Com mais ninguém

O nosso negócio é vender bilhetes, não dados. Por isso, não vendemos os seus dados a terceiros. Se alguma vez alterarmos significativamente a nossa política, manteremos os utilizadores informados, uma vez que tais alterações teriam implicações graves para si.

RESPEITAR AS REGRAS

1. Transferência de dados para fora da UE

Utilizamos determinados fornecedores de serviços localizados nos Estados Unidos. Por exemplo, ao procurar um bilhete no nosso website, introduz informações sobre a sua viagem, como a data de partida ou a estação de chegada; estas informações atravessam o Atlântico e viajam até aos Estados Unidos para chegarem ao fornecedor de serviços que nos ajuda a fornecer-lhe as tarifas e horários de comboios de que precisa. Resumindo, a lei americana fornece menos proteção que a legislação europeia no que respeita à privacidade dos dados pessoais. Por conseguinte, quando transportamos os seus dados para fora da Europa, garantimos que estas transferências são sempre realizadas com cláusulas contratuais da Comissão Europeia, cláusulas domésticas, podemos dizer, ou outras proteções aprovadas pela lei europeia, destinadas a garantir que o processamento de dados cumpre as exigências do velho continente. Por outras palavras, não trabalhamos com fornecedores de serviços que não cumpram os padrões dos regulamentos europeus.

2. Localização dos dados

A. IP

Podemos recolher e registar o seu endereço IP para deduzirmos a sua localização geográfica aproximada.

B. Geolocalização do seu telefone

Quando escolher a sua estação de partida a partir da nossa aplicação para iOS ou Android, pode selecionar o nome da estação a partir do nosso formulário de pesquisa ou pode solicitar que a nossa aplicação utilize o GPS no seu telemóvel para geolocalizar a sua posição e sugerir as estações mais próximas. Se não pretender que o seu telemóvel nos forneça a sua posição geográfica, desative a função de GPS no seu telefone ou, pelo menos, recuse a opção de geolocalização da Trainline.

SEGURANÇA

Fazemos o possível para protegermos os seus dados pessoais e impedir que sejam roubados, danificados ou indevidamente representados. Se criou uma conta connosco selecionando a dupla nome de utilizador e palavra-passe, recomendamos que mantenha a sua palavra-passe segura. Uma vez que os detalhes da sua viagem constituem informação sensível, não temos acesso à sua palavra-passe. Assim, não podemos reenviá-la se sofrer de um lapso de memória. Contudo, pode alterá-la a qualquer momento no nosso website.

O nosso website e aplicações podem conter ligações que redirecionam o utilizador para websites de terceiros. Ao seguir estas ligações, sai do nosso jardim, ou mais explicitamente, a nossa política de privacidade deixa de se aplicar. Não somos responsáveis pelo o que os websites para os quais o redirecionamos possam fazer com os seus dados. Assim, encorajamos a que leia atentamente as suas políticas sobre a matéria antes de passear pelas suas páginas.

Última atualização: agosto de 2016.