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Política de privacidade

Última atualização em 25/05/18

 

Política de Privacidade

 

QUEM SOMOS E O QUE FAZEMOS

Somos a Trainline e ajudamos os clientes a realizar viagens ferroviárias mais inteligentes diariamente. A Empresa é composta por um grupo restrito de empresas (Trainline.com Limited, Trainline International Limited e Trainline SAS) que trabalham todas em conjunto para ajudar o cliente a chegar onde precisa. Assim como sucede ao cliente, os dados pessoais fazem um percurso que depende do local de destino e do operador ferroviário ou rodoviário utilizado.

 

OS SEUS DADOS PESSOAIS E AS NOSSAS PROMESSAS

Reconhecemos a importância dos seus dados pessoais e de com quem os partilha. Por esse motivo, estamos comprometidos com 4 (quatro) promessas de privacidade, de modo a zelar pela segurança e proteção dos seus dados.

  • Seremos transparentes relativamente aos dados pessoais que utilizamos, à forma como os utilizamos e, mais importante, à razão pela qual precisamos dos mesmos.
  • Só utilizaremos os seus dados pessoais quando necessitarmos genuinamente dos mesmos.
  • Manteremos os seus dados em segurança usando a melhor combinação possível de tecnologia, pessoas e procedimentos.
  • Queremos que possa tomar decisões verdadeiramente informadas sobre os seus dados pessoais. Por esse motivo, foram eliminados os jargões.

 

Sempre que utiliza os nossos serviços, seja através do nosso sítio Web ou da aplicação, os seus dados pessoais serão tratados nos moldes definidos na presente Política de Privacidade e em consonância com as nossas promessas (supracitadas). 

 

OS DADOS PESSOAIS QUE NOS FORNECE

  • Para utilizar os nossos serviços e fazer reservas de bilhetes, poderá precisar de nos fornecer os seus dados pessoais. Mais informações poderão ser encontradas no quadro abaixo.
    • Em termos muito resumidos, quando falamos de “dados pessoais” estamos a falar de coisas como o seu nome, endereço de correio eletrónico, idade, dados do cartão de pagamento, endereço de faturação, número de telefone e dados de todos os Railcards (cartões ferroviários), cartões de desconto em viagens rodoviárias ou cartões de fidelização que possa utilizar.
    • Também poderá precisar de fornecer um número limitado de dados pessoais de terceiros. Esses dados poderão abranger informações como, por exemplo, os nomes de quaisquer passageiros para os quais faz reserva. Ao inserir dados pessoais de terceiros, confirma ter autorização prévia para fazê-lo. Ou, caso essa pessoa tenha menos de 16 (dezasseis) anos de idade, confirma ter autorização dos respetivos pais ou responsáveis para fornecer os seus dados.

 

 

 

 

Tipo de dados pessoais

 

Motivo da utilização

Fundamento jurídico

 

Com quem partilhamos os dados

Dados para pagamento:

 

dados do cartão de pagamento e endereço no qual o seu cartão está registado.

 

Para efetuar as suas reservas e pagar os seus bilhetes.

 

Precisamos destas informações para lhe oferecer estes serviços, faz parte do contrato que celebramos consigo.

Alguns dos operadores de viagens com quem trabalhamos podem usar os seus dados através dos seus próprios sistemas de pagamento e de bilheteira eletrónica, de modo a emitir os bilhetes.

 

Dados etários:

 

data de nascimento ou faixa etária.

As operadoras oferecem diferentes preços de bilhetes, de acordo com a idade do cliente. Por esse motivo, utilizamos essa informação para nos certificarmos que compra o bilhete correto.

Precisamos destas informações para lhe oferecer estes serviços, faz parte do contrato que celebramos consigo.

Alguns operadores oferecem bilhetes para Jovens. Nesse caso, poderão precisar da sua data de nascimento, de modo a confirmarem que tem a idade que diz ter.

Dados de contacto: 

 

nome, endereço de correio eletrónico e número de telefone.

 

 

Garantir que recebe os seus bilhetes.

 

Os operadores ferroviários e rodoviários com quem viaja também poderão precisar desta informação, de modo a permitir a viagem.

 

Para lhe enviar informações essenciais – ou seja, confirmar reservas, informar sobre reembolsos, etc..

 

Manter a sua conta atualizada (só se tiver optado por criar uma). 

 

Precisamos destas informações para lhe oferecer estes serviços, faz parte do contrato que celebramos consigo.

Operadores ferroviários, rodoviários e de autocarros que necessitam desses dados para a emissão dos seus bilhetes. Esses operadores poderão entrar em contacto consigo com mensagens essenciais sobre o serviço prestado como, por exemplo, cancelamento da sua viagem de comboio. 

Podemos enviar-lhe informações comerciais caso tenha optado por recebê-las ao registar-se. 

 

Podemos enviar-lhe notificações push sobre as suas viagens reservadas e as nossas ofertas. Notificações push são pequenos banners pop-up e alertas que recebe na sua aplicação quando queremos partilhar algo consigo. Pode ativá-las (ligar) ou desativá-las (desligar), através das configurações do seu dispositivo iPhone ou Android.

 

O seu consentimento: caso não tenha efetuado compras anteriormente, perguntar-lhe-emos expressamente se deseja receber notícias nossas. Somos tão simpáticos quanto isso.

 

 

O seu consentimento através das configurações do seu dispositivo. Queremos enviar-lhe informações atualizadas e relevantes sobre viagens e ofertas quando está a usar a nossa aplicação ou o nosso sítio Web.

 

Não partilhamos rotineiramente este tipo de dados. Usamos o serviço de terceiros, selecionados de forma criteriosa, para nos ajudarem a realizar esta tarefa em nosso nome.

Ao fazer reservas de bilhetes, podemos enviar-lhe mensagens eletrónicas para informá-lo sobre novidades e ofertas – a menos que tenha optado por não as receber (não enviamos Spam).

 

Podemos realizar sondagens e estudos de mercado (de modo a melhorar o nosso serviço de reservas), enviar notificações para a sua conta e envolver a sua participação nos nossos concursos e promoções.

 

Interesses legítimos. Por outras palavras, a utilização dos seus dados pessoais (em consonância com os seus direitos) é indispensável à prestação dos serviços. 

 

Esses tipos de mensagem comercial são-lhe enviados de modo a oferecer-lhe as melhores opções de viagem. Só lhe enviaremos mensagens relevantes e pode optar por não as receber, em qualquer altura.

 

Queremos a sua opinião nos nossos estudos de mercado de forma a podermos continuar a melhorar os nossos produtos e serviços.

Dados do Railcard ou do cartão de fidelização:

 

dados dos respetivos cartões. 

 

Para lhe oferecer bilhetes com desconto (se aplicável) ou acrescentar pontos ao programa de fidelização que subscreveu, de modo a rentabilizar ao máximo o seu dinheiro.

Precisamos destas informações para lhe oferecer estes serviços, faz parte do contrato que celebramos consigo.

Emissores de cartão de fidelização e operadores ferroviários relevantes.

Dados para envio de comentários:

 

nome, endereço de correio eletrónico e identificadores únicos, conforme exigido, e quaisquer comentários que deseje nos enviar. 

Caso queira dar a sua opinião através do sítio Web ou da aplicação (e faça-o por favor; estamos sempre dispostos a ouvir), os seus comentários serão utilizados, juntamente com outros comentários, a um nível geral, para melhorar os nossos produtos e serviços.

O seu consentimento. Tem a opção de nos fornecer estas informações e também cabe a si decidir o nível de pormenor que pretende partilhar.

Não partilhamos rotineiramente este tipo de dados. Usamos o serviço de terceiros, selecionados de forma criteriosa, para nos ajudarem a realizar esta tarefa em nosso nome.

Contactos seus e questões colocadas por si:

 

nome, endereço de correio eletrónico e contactos gerados, incluindo chamadas telefónicas.

 

Quando nos envia um e-mail ou utiliza a opção de Chat para nos contactar, usamos essas informações para nos auxiliar no processamento de reembolsos ou a ajudá-lo a escolher o bilhete certo.

 

Se nos contactar por telefone, a sua chamada poderá ser gravada para ajudar o Serviço de Apoio ao Cliente e as Equipas de Operações a resolver as questões apresentadas, e para formação dos funcionários e controlo de qualidade. 

O seu consentimento. É você que decide como e quando quer-nos contactar. 

Não partilhamos rotineiramente este tipo de dados. Usamos o serviço de terceiros, selecionados de forma criteriosa, para nos ajudarem a realizar esta tarefa em nosso nome.

Dados para prevenção de fraudes:

 

nome, dados legítimos para contacto e identificadores únicos, conforme exigido, e informações relevantes sobre o dispositivo.

 

 

De forma a garantir que nem você nem nós somos lesados por uma fraude,

 

A fraude é algo muito desagradável e prejudica-o tanto a si como a mós.

 

Interesses legítimos. Por outras palavras, a utilização dos seus dados pessoais (em consonância com os seus direitos) é indispensável à prestação dos serviços.

Trabalhamos com serviços de prevenção de fraudes de terceiros (experimente repetir a frase três vezes seguida e com rapidez), par pormos um termo a quaisquer pagamentos falsos. Por vezes, as ferramentas de prevenção de fraudes utilizadas são automatizadas.

 

Ao efetuar o pagamento, os seus dados pessoais são verificados automaticamente (através de um conjunto de normas inteligentes), para garantir a ausência de ações ilícitas. Por esse motivo, haverá ocasiões em que poderá não conseguir pagar com um determinado cartão ou através de um determinado método ou poderemos não conseguir realizar a sua reserva.

 

Caso esteja preocupado que o seu pagamento seja recusado, contacte-nos – consulte os dados para contacto abaixo.

Ligação com as redes sociais:

 

nome e endereço eletrónico.

 

 

 

 

Para lhe facilitar as coisas, oferecemos-lhe a opção de aceder à sua conta na Trainline através das suas contas da Google e Facebook.

O seu consentimento.

Google e Facebook. 

 

Não controlamos as ações da Google ou do Facebook. Caso opte por utilizar a sua conta da Google ou do Facebook se ligar a nós, ficará também sujeito às políticas de privacidade da Google e do Facebook.

 

Sempre que visita o nosso sítio Web ou aplicação, recolhemos uma quantidade limitada de dados pessoais seus. Na verdade, não há motivo para preocupação. O objetivo deste procedimento é oferecer-lhe uma experiência mais agradável e mais personalizada. Cookies e o seu endereço de IP são o tipo de tecnologia que utilizamos para conhecê-lo melhor e analisar o modo como utiliza o nosso sítio Web – por exemplo, que trajetos pesquisa e se usa um Railcard. O quadro abaixo explica o que recolhemos, por que razão recolhemos e como recolhemos.

Tipo de dados pessoais

 

Motivo da utilização

Fundamento jurídico

 

Com quem partilhamos os dados

Dados da localização:

 

dados do Sistema de Posicionamento Global (GPS) e número do dispositivo.

 

 

 

 

Utilizamos o seu GPS para facilitar as suas viagens, prestando-lhe informações como, por exemplo, a estação mais próxima e o horário do próximo comboio de regresso.

 

Através do GPS e do GPS assistido (A-GPS), os navegadores de todos os dispositivos e aplicações em telefones e tablets, podem identificar a sua localização com precisão. 

 

Para análises e divulgação, bem como segurança e proteção contra fraudes.

O seu consentimento.

 

Ao utilizar um navegador ou dispositivo com a funcionalidade de GPS, ser-lhe-á perguntado se quer partilhar essa informação connosco. A operação poderá ser revertida, através das configurações do seu dispositivo ou navegador, em qualquer altura.

Para garantir que o nosso serviço é incontestavelmente seguro, utilizamos serviços de terceiros, para pormos um termo a pagamentos fraudulentos (mais informações sobre o tema podem ser encontradas acima).

Dados do dispositivo:

 

endereço de IP e número do dispositivo de modo a informar a sua localização aproximada (por exemplo, cidade e país). 

 

Identificar e impedir autores de fraude.

 

Mostrar-lhe anúncios pertinentes e medir a sua reação ao mercado com o qual está a interagir. 

 

 

Utilizar as suas sessões da Web e Web Beacons (pixel espião) para perceber de que forma usa o nosso sítio Web e aplicações, a um nível não identificável. Recolhemos esses dados para nos ajudar a melhorar os serviços que lhe prestamos.

 

 

Proteger o nosso sítio Web contra ataques de vírus e demais elementos prejudiciais na Internet.  

Interesses legítimos.

 

Não se preocupe, não pretendemos ser assustadores nem vinculá-lo a uma localização específica. Apenas desejamos certificarmo-nos que aquilo que lhe mostramos quando usa os nossos serviços é relevante e algo em que estaria efetivamente interessado. Por exemplo, não faria sentido exibir anúncios em francês se estiver a viver em Londres.

 

 

Utilizamos a localização para termos uma noção do número de clientes que temos nos vários países.

 

Precisamos também de nos certificarmos que o estamos a proteger assim como ao sítio Web contra vírus e autores de fraudes.

Para garantir a segurança absoluta dos serviços, utilizamos serviços de terceiros para pormos um termos aos pagamentos fraudulentos (mais informações sobre o tema podem ser encontradas acima). 

 

Terceiros selecionados que exibem anúncios no nosso sítio Web e aplicação. E para que possamos exibir anúncios das nossas próprias ofertas, quando navega noutros sítios da Internet. 

Dados analíticos:

 

utilizamos informações das pesquisas e reservas que faz – basicamente, o modo como utiliza e navega no nosso sítio Web e aplicação. 

Para perceber a forma como utiliza o nosso sítio Web e a aplicação, para nos ajudar a melhorar e a melhorar os mesmos e adequá-los aos seus interesses.

 

Podemos combinar dados sobre a utilização dos nossos serviços, de modo a compreendermos os padrões de comportamento dos nossos clientes. Por exemplo, o número de clientes que compra bilhetes de Londres para Manchester diariamente. Não se preocupe, não estamos a tentar identificá-lo individualmente. Só utilizamos dados básicos gerais utilizados para perceber em que é que os nossos clientes com as suas características    

 

Isso ajuda-nos a formatar as nossas novíssimas funcionalidades como, por exemplo, previsão de preços e BusyBot (recurso que permite escolha dos lugares)!

 

Interesses legítimos. Por outras palavras, a utilização dos seus dados pessoais (em consonância com os seus direitos) é indispensável à prestação dos serviços.

Não partilhamos rotineiramente esse tipo de dados. Utilizamos o serviço de terceiros, selecionados de forma criteriosa, para nos ajudar nessa tarefa. 

Ligação a redes sociais:

 

endereço de IP e demais dados potencialmente identificáveis.

 

 

Ao aceder às suas contas de rede social como, por exemplo Facebook e Google, envia cookies. Esses cookies podem recolher dados sobre o endereço de IP e páginas visitadas. 

 

O seu consentimento. Cabe a si escolher se se quer registar connosco através da Google ou do Facebook.

Não controlamos as ações da Google ou do Facebook. Caso opte por utilizar a sua conta da Google ou do Facebook se ligar a nós, ficará também sujeito às políticas de privacidade da Google e do Facebook.

Assim como nas situações supracitadas, precisamos também de partilhar os seus dados pessoais com os seguintes terceiros:

Prestadores de serviços

  • Utilizamos o serviço de terceiros, selecionados de forma criteriosa, para realizar muitas das atividades supracitadas. Mas não se preocupe. Os prestadores de serviço são sempre claramente instruídos a zelar pela segurança dos dados pessoais. Por exemplo, já instruímos os prestadores de serviços, de forma clara, a não utilizar os dados pessoais para qualquer outro fim, salvo o serviço específico em questão. E ainda, só lhes concedemos as partes dos seus dados pessoais que de necessitam realmente.

As autoridades

  • Às vezes, por razões de ordem jurídica, precisamos de partilhar partes dos seus dados pessoais com autoridades policiais ou aduaneiras, entidades regulamentares, governos e autoridades responsáveis pela segurança pública. De um modo geral, esses dados ajudam a autoridades a combater fraudes e crimes. Cabe às autoridades proteger os dados pessoais concedidos. Não se preocupe, só serão partilhados os dados absolutamente necessários.

Reestruturação

Caso sejamos objeto de venda ou fusão, ou caso o grupo Trainline passe por uma restruturação, os seus dados serão transferidos. Evidentemente não é preciso dizer que zelaremos de forma cuidadosa pela confidencialidade dos seus dados pessoais e pelos seus direitos sobre os mesmos. Os seus dados pessoais continuarão a ser utilizados do modo já descrito na presente Política de Privacidade.

CONSERVAÇÃO DOS SEUS DADOS

  • Durante a utilização dos nossos serviços, os seus dados pessoais serão conservados em segurança e nunca serão retidos por um período para além do necessário.
  • Se eventualmente deixarmos de necessitar dos seus dados pessoais para lhe oferecer a integralidade dos nossos serviços, os seus dados serão totalmente excluídos ou anonimizados.

COOKIES

O nosso sítio Web e aplicação de fácil utilização são muito fáceis de utilizar devido à utilização de Cookies. Já ouviu falar de Cookies? Não, não estamos a falar de biscoitos com lascas de chocolate…

Cookies são pequenos fragmentos de dados pessoais que recolhemos automaticamente, sempre que visita o nosso sítio Web ou abre a aplicação.

Por exemplo, imaginemos que visitou o sítio Web e alterou as suas configurações, de modo a efetuar pagamentos em euros, em vez de libras esterlinas. Poucos dias depois, ao regressar ao sítio Web, o Cookie baixado ao ligar-se anteriormente lembra-se da sua preferência por pagamentos em euros e, portanto, passa a exibir preços em euros. Muito bom, não é?

A nossa Política de Utilização de Cookies presta informações detalhadas sobre o modo como os Cookies são utilizados e como as preferências podem ser alteradas, através das configurações do navegador.

PERSONALIZAÇÃO DA SUA EXPERIÊNCIA

Não é muito mais agradável quando as pessoas se lembram do seu nome e o cumprimentam com um “Bom dia, Tom”, em vez de um apenas “Bom dia”? Ou quando o empregado do café do bairro, ao perceber sua chegada para tomar aquela dose diária de cafeína, diz: “Um Frappuccino Mocha Light, Susie”, sem você ter de pedir? Isso faz com que se sinta valorizado.

E é exatamente esse sentimento que desejamos despertar em si quando visita o nosso sítio Web, abre a aplicação ou interage de alguma forma com os funcionários pela Internet. É impossível vê-lo pela Internet e reconhecê-lo. Por esse motivo, dependemos de funcionalidades como Cookies e endereço de IP para proporcionar uma experiência mais personalizada (claro, a menos que tenha expressado preferência contra a ação, através das configurações do seu navegador). Combinamos esses dados e informações sobre as pesquisas e reservas, e sobre o modo como o sítio Web e aplicação são utilizados, de modo a proporcionar-lhe a experiência mais agradável e personalizada possível. Trabalhamos também em parceria com terceiros, selecionados de forma criteriosa como, por exemplo a Google, para tornar os anúncios mais úteis. Utiliza o nosso serviço para fazer reservas facilitadas de bilhetes ferroviários, rodoviários e de autocarros para os destinos pretendidos. Precisamos personalizar a experiência no nosso sítio Web e aplicação, de modo a oferecer-lhe esse serviço. Para mais informações, queira consultar a Política de Utilização de Cookies.

SEGURANÇA DOS DADOS

  • Levamos muito a sério a segurança dos seus dados pessoais.
  • Utilizamos uma série de medidas de segurança inteligentes (físicas, eletrónicas e administrativas), para a proteção dos dados recolhidos contra a posse indevida dos mesmos. As medidas implementadas protegem-no não só contra a posse ilícita dos dados, como também contra extravios, destruição e danos acidentais.

TRANSFERÊNCIAS INTERNACIONAIS DE DADOS

  • Transferimos os seus dados pessoais para outras empresas Trainline que integram o Grupo empresarial e a prestadores de serviços que atuam fora do Espaço Económico Europeu (EEE). Mas não tenha receios. Só os prestadores de serviços que já comprovaram possuir os mesmos padrões elevados de proteção de dados que nós são utilizados.
  • Os seus dados pessoais são sempre tratados com toda a segurança. Sempre que forem transferidos para fora do EEE, serão aplicadas regras e medidas para garantir a sua proteção e segurança. Normalmente, isso significa a utilização de cláusulas contratuais-tipo, aprovadas pela Comissão Europeia, nos contratos com as partes que atuam foram do EEE ou, de contrário, recorreremos à adequação das decisões da Comissão Europeia. Para mais informações, contacte-nos – queira consultar os dados para contacto abaixo.

    COMPRA COMO “CONVIDADO”

  • Quando está com pressa, tem sempre a opção de utilizar o serviço de reservas sem ter de efetuar o login ou registar-se como novo utilizador – muito prático! 
  • Caso já tenha registo na Empresa e faça reserva de bilhetes como “Convidado”, utilizando o endereço eletrónico registado:
    • o e-mail de confirmação irá conter uma ligação convidando-o a efetuar o login e a gerir as suas reservas. Após clicar na ligação e efetuar o login, poderá ligar as reservas feitas como “Convidado” à sua conta. Sem essa ação, não será possível visualizar as reservas feitas como “Convidado” na página My Bookings/My Tickets.
    • Todas as alterações às suas preferências comerciais serão atualizadas na sua conta.
  • Caso a reserva de bilhetes seja efetuada como “Convidado” devido à ausência de conta na Empresa, o e-mail de confirmação apresentará uma ligação convidando-o a registar-se. Uma vez registado, poderá ligar as reservas feitas como “Convidado” à sua conta, de modo a visualizá-las na página My Bookings/My Tickets. Poderá também visualizar as preferências comerciais na conta.

OS SEUS DIREITOS

Os dados de que necessitamos encontram-se detalhados abaixo. Caso queira exercer os seus direitos em relação aos seus dados pessoais, teremos todo o prazer de em ajudá-lo.

Esses direitos são:

  • ser informado sobre o modo como os seus dados são tratados;
  • aceder aos seus dados;
  • interromper ou restringir determinados procedimentos;
  • corrigir informações imprecisas;
  • solicitar a exclusão de determinadas informações;
  • efetuar a portabilidades de dados (“portabilidade” significa simplesmente a “transferência de dados para outro controlador de dados legíveis”);
  • aceder a dados de perfil ou processos decisórios automatizados;
  • opor-se ao modo como os seus dados pessoais são tratados;
  • renunciar à permissão, em qualquer ocasião (sempre que precisamos do seu consentimento).

Sabemos como são importantes os seus dados pessoais e por isso esforçamo-nos ao máximo para lhe dar uma resposta em tempo hábil. Em termos jurídicos, temos até 1 (um) mês, a contar da data de recebimento do pedido, para lhe responder (o prazo pode ser prorrogado quando se tratar de pedidos extensos ou bastante complexos), desde que:

  • nos conceda todas as informações necessárias à confirmação da identidade e informações claras sobre os dados pessoais solicitados;
  • não tenhamos respondido a um pedido semelhante ou idêntico, num curto espaço de tempo.

Queira observar que, se ou quando recebemos um pedido seu, os seus direitos devem estar em consonância com as normas empresariais relativas ao tratamento dos dados pessoais. Por razões de ordem jurídica, a aderência às regras é necessária. Caso não consigamos dar resposta ao seu pedido, seja na sua totalidade ou em parte, serão esclarecidos os motivos. 

Para simplificar, foi definido um ponto único de contacto para todas as consultas sobre dados pessoais. Caso necessite contactar-nos, queira consultar a seção Fale Connosco, abaixo. 

Em caso de insatisfação com o modo de tratamento dos seus dados pessoais, pode contactar o Gabinete do Comissário de Informações (www.ico.org.uk/concerns).

 

MUDANÇAS À POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Gostamos de estar sempre atualizados. Por esse motivo, o modo de tratamento dos seus dados poderá sofrer alteração. Caso isso aconteça, a nossa Política de Privacidade será atualizada. A data da última atualização poderá ser encontrada na parte superior direita do documento. Em casos de mudanças significativas, será informado.

 

FALE CONOSCO

Caso alguma pergunta não tenha sido abrangida no presente documento, queira contactar o Data Protection Officer (encarregado de proteção de dados). Envie um e-mail para o endereço DPO@thetrainline.com ou escreva para o Data Protection Officer, PO Box 23972, Edimburgo, EH3 5DA.